
“Um potente silêncio”
Reduzir a “pegada ambiental”, é a principal ambição da marca sueca para os próximos anos, visto que pretende atingir, em 2025, que 50% dos seus modelos sejam totalmente elétricos. O construtor, que é o único a oferecer propostas eletrificadas em toda a gama (se esquecermos o V40 que já está em final de vida).
O XC40 Recharge é, por isso, o primeiro elétrico da história da marca que sempre se preocupou com a segurança dos seus ocupantes e com os que partilha a estrada, agora a ambição é ainda maior. Contudo, isso não quer dizer que emoção se perca.
Este XC40 passa também a ser o mais potente, já que conta com 408cv proveniente de dois motores de 150 kW, um em cada ponta, dando a este XC40 tração às 4 rodas. As baterias estão debaixo do piso, e darão para uma autonomia superior a 400km, podendo mesmo carregar 80% da sua capacidade em apenas 40 minutos.
Esteticamente, os elementos que diferenciam este XC40 Recharge é, obviamente, a grelha “fechada” pintada à cor da carroçaria. Na traseira, quem circular atrás deste Volvo apenas vai reparar que é elétrico pela ausência do tubo de escape.
Passando para o interior, a maior diferença, e a mais visível é a do Sistema multimédia que beneficia, pela primeira vez, com um sistema operativo com assistente pessoal Google. Este, é passível de ser atualizado regulamente à distância.
Graças à “ausência de motor” debaixo do capot, passa a contar com um espaço de bagageira com 30 litros de capacidade.
O modelo chegará em 2021 a Portugal, ainda que chegue a alguns mercados já no segundo semestre do próximo ano. Por tudo isso, os preços ainda não são conhecidos.