
“Chuva de estrelas!”
A Renault foi a primeira marca a conseguir 5 estrelas nos testes Euro NCAP em 2001, na altura com o Laguna, depois disso seguiram-se muitos outros modelos, sejam do construtor francês, como muitas outras fabricantes. As regras mudaram, tornaram-se mais rígidas.
Agora, o novo Renault Clio foi reconhecido pelo órgão independente, como o automóvel mais seguro do segmento B (em conjunto com o Audi A1) entre todos os modelos testados em 2019. Este modelo conseguiu por isso, as cinco estrelas máximas.
Mas como?
O novo Clio usa uma nova plataforma, e nela usa uma estrutura melhorada para proteger todos os ocupantes. A marca é ainda embaixadora Fix4sure, uma tecnologia especialista em retenção dos passageiros, evitando ainda o afundamento dos passageiros por debaixo dos cintos de segurança. Em todos os bancos (exceto o do condutor, como é obvio) as cadeirinhas de criança podem ser instaladas através do sistema Isofix e I-size.
Quanto a airbags, o Clio dispõe de serie, 6 airbags, ABS com assistência à travagem de emergência, uma câmara e um radar que permitem a assistência à manutenção na via, alerta de excesso de velocidade com reconhecimento da sinalização vertical, alerta da distância de segurança. Para além destes equipamentos, o Novo Clio dispõe, também, de regulador/limitador de velocidade, alerta de colocação dos cintos de segurança (incluindo nos lugares traseiros se estiverem ocupados) e chamada de emergência em caso de acidente.
Veja o vídeo do crash-test ao Novo Renault Clio V: