
“Estar na moda, desde 1990”
Se o tempo parece passar depressa, na industria automóvel ele “voa”. Como exemplo: a atual geração do Renault Clio já conta com quatro anos de mercado. Para o manter atual, a marca francesa apresentou agora sua renovação do modelo que está presente na gama da marca há mais de 30 anos. Para além de um exterior redesenhado e um novo nível de equipamento, o Clio continua a oferecer uma vasta oferta de motorizações.
Começando pelo exterior, a dianteira surge totalmente modificada, com novos grupos ópticos mais finos (LED em todas as versões), assim como uma grelha de maiores dimensões e com novo revestimento, assim como passa a contar com os faróis diurnos verticais, imagem que passará a ser de marca, estando presente nos próximos modelos a serem lançados.
Para além da sua dianteira mais expressiva, que segundo alguns era demasiado idêntica à da geração anterior, o Clio também passa a contar com novas jantes, assim como uma secção traseira que também recebeu alterações, como é o caso dos novos farolins (com um efeito translúcido) e novo para-choques. Nas imagens, a nova versão “Espirit Alpine”, já conhecida no Austral e Espace, chega ao Clio, substituindo a R.S. Line.
O interior não mudou tanto quanto o exterior, mas, ainda assim, recebe novos bancos, novos revestimentos (muitos deles reciclados) e um painel digital que se estende agora a toda a gama Renault Clio.
A gama de motores surge muito abrangente, com a “estrela” a ser o propulsor E-Tech Full Hybrid com 145cv, combinando dois motores elétricos com um a combustão alimentado a gasolina. A transmissão Multimodo sem embraiagem “faz a gestão”, enquanto a energia é armazenada numa bateria de 1,2kWh. Este conjunto promete uma poupança de 40% face a um motor a combustão equivalente, até 80% de condução elétrica em cidade o que resulta numa autonomia que pode ascender os 900km.
No campo dos motores térmicos “puros”, o motor TCe de 90cv continua presente, enquanto existe igualmente uma versão GPL com 100cv e o diesel Blue dCi continua presente e conta igualmente com 100cv. Estes disponíveis apenas com transmissão manual de seis velocidades.
O preços ainda não são conhecidos, com a sua chegada a ser esperada para o último trimestre deste ano.