Porsche 911 Sally Edition bate recorde milionário no Monterey Car Week 2022

“Do grande ecrã para a realidade”
A Porsche e a Pixar revelaram há pouco tempo um 911 muito especial, o “Sally Special”, um one-off inspirado na personagem “Sally Carrera” do filme Cars, do conhecido estúdio de animação norte-americano. Agora, a “Sally da vida real” já tem novo dono, após vencer um leilão no Monterey Car Week.
Este era um dos automóveis mais apetecíveis do evento, com a RM Sotheby’s a tê-lo em destaque, junto de outros modelos mais clássicos e com história nas corridas. Mas este Porsche 911 “Sally Special” superou as expectativas iniciais.
O novo proprietário deste Porsche pagou 3,3 milhões de dólares, algo como 3,62 milhões de euros, o que é incrível tendo em conta que este é um Porsche 911 GTS, que está disponível no nosso país desde 182.380€. Ou seja, o dono deste Porsche “one-off” pagou praticamente 20x mais do que um modelo equivalente, mesmo não sendo tão especial quanto esta unidade.
Quanto à unidade em questão, como dito acima, é baseado na atual geração do 911, na sua versão Carrera GTS. A “Sally” do grande ecrã baseia-se no 996, lançado em 1997, mas os criadores da saga quiseram que este “one-off” fosse uma versão atual da sua personagem.
Assim, na carroçaria coupé, o coração da “Sally” bombeia através de um bloco 3.0 Boxer biturbo com 480cv e um binário de 570Nm, em conjunto com uma transmissão manual de sete velocidades.
Mas, claramente feito pelo departamento com o nome mais estranho da Porsche, o “Sonderwunsch” que trata destas versões especiais, o modelo tem as suas próprias particularidades.
Começamos pela cor, que é também exclusiva, desenvolvida apenas para esta unidade, com o nome de Sally Blue Metallic, o “calçado” remete-nos para as Turbo Twist do 996. Para além disso, a asa traseira, quando em posição levantada, mostra a tribal que a personagem também apresenta no filme de animação. O interior conta ainda com muitos detalhes, como a tapeçaria própria, elementos no mesmo azul que pinta o exterior, soleira das portas com a gravação “Sally Edition” e mesmo a assinatura de “Sally Carrera” no pilar B.
Mas estes 3,3 milhões de dólares têm um destino especial, já que irão (na sua totalidade) para duas organizações, a Girls Inc., uma associação que apoia jovens mulheres, assim como para a UNHCR, que está a recolher fundos nos Estados Unidos para apoiar os refugiados na Ucrânia.
Veja a despedida do 911 Sally Edition à própria “Sally” do filme Cars, no museu de Zuffenhausen: