
Após inúmeros rumores e avistamentos de protótipos, a Fiat anunciou ontem oficialmente o novo 124 Spider no Salão de Los Angeles, na California.
A interpretação italiana do MX-5, traz ao mercado um descapotável que combina a fiabilidade de um carro japonês com o design emocional típico de um automóvel italiano.
Segundo os designers, este descapotável é bem mais do que um rebadge do modelo japonês, já que todo o seu exterior é inspirado no 124 Spider original, exibindo uns faróis dianteiros arredondados com luzes diurnas e os farolins rectangulares em LED.
Apenas no interior é clara a semelhança entre o 124 Spider e o MX-5, que sofreu ligeiras alterações para se aproximar à restante gama Fiat. Exemplos são, o painel de instrumentos com fonte diferente e os plásticos com uma resistência ao toque mais suave. No entanto, não se entenda que a semelhança entre os dois é um ponto negativo, já que os comandos e a posição de condução do MX-5 são exemplares, algo que permitirá ao 124 proporcionar uma excelente experiência de condução.
Também exemplares são o mecanismo da capota e o sistema multimédia ( agora denomeado Fiat Connect 7.0 ) e seus respectivos comandos, que são provenientes do Mazda.
No entanto, uma das grandes diferenças prende-se também no campo da motorização, já que o descapotável italiano contará com uma versão de 160cv do motor 1.4 Multiair, um 4 cilindros turbocomprimido. Tendo em conta que as opções do carro japonês prendem-se com dois motores atmosféricos, este 1.4 Turbo oferece uma facilidade de condução acrescida, já que o binário máximo é consideravelmente superior para além de ser oferecido num regime bastante inferior aos propulsores do carro japonês. Estão disponíveis 2 opções de transmissão, uma manual e outra automática ambas de 6 velocidades.
Sabe-se para já que a Fiat iniciará a comercialização nos Estados Unidos desta nova oferta com uma edição de lançamento denominada Prima Edizione Lusso. Todas as 124 unidades estarão numeradas e contarão com acabamento exterior Azul ( Azzurro Italia ) e interior em pele castanha clara.
Ainda não há indicações de preços para o mercado nacional, mas o inicio da sua comercialização é esperado para o verão do próximo ano de 2016.