
Foi apresentado no fim do dia de ontem o novo Mazda CX-9, um SUV familiar que promete oferecer fortes atributos em termos de versatilidade, design, performance e eficiência.
Seguindo o apelo estético do resto da gama Mazda através da linguagem de design Kodo, o CX-9 resulta num SUV muito bonito apesar nas suas dimensões e proporções.
O interior é definitivamente premium, com uma boa disposição de todos os instrumentos e comandos. Oferece ainda sete lugares distribuídos por 3 filas.
O CX-9 assenta também, como toda a gama Mazda, na tecnologia SKYACTIV, que prima por oferecer tanto excelente eficiência, como prazer de condução, graças a vários processos de optimização dos vários componentes do automóvel.
No entanto, a grande novidade é o novíssimo motor 2.5 SKYACTIV-G com Turbocompressor, o primeiro motor a gasolina turbocomprimido da linha SKYACTIV. Não indo na moda do downsizing, a Mazda preferiu oferecer aos seus clientes um motor mais linear e com menos turbo-lag que a concorrência, desenvolvendo ainda assim 250cv e 420Nm de binário máximo na versão norte-americana.
Estarão também disponíveis no novo CX-9 vários sistemas de segurança i-ACTIVSENSE ou ainda o i-ACTIV AWD, o sistema de 4 rodas motrizes inteligente da Mazda.
A sua comercialização não está prevista no continente Europeu.