
No seguimento da procura e aperfeiçoamento das tecnologias de locomoçãoalternativa, a Toyota apresentou-nos a versão final do seu FCV.
FCV é a sigla para Fuel Cell Vehicle, não deixando portantoespaço para a imaginação em relação ao tipo de tecnologia que impulsiona omodelo. Trata-se de uma pilha de hidrogénio, armazenado em tanques de altapressão, que ao reagir quimicamente com o oxigénio, produz energia elétrica.Essa energia segue depois para um motor elétrico que faz mover o FCV, sendo oúnico subproduto desse processo, vapor de água.
A Toyota anuncia um tempo de 0-100km/h de 10s e umaautonomia de 482km, sendo um reabastecimento completado em meros 3 minutos,residindo neste dois últimos pontos a grande vantagem de um veiculo ahidrogénio versus um eléctrico convencional.
Disponível no Japão a partir de Abril de 2015 por 50.450€ e apenas emzonas que tenham já pronta a infraestrutura necessária para o abastecimento dehidrogénio, o FCV rumará à Europa e América do Norte no verão do mesmo ano.