
“Tardou”
Pois é, estou finalmente ao volante do Lexus NX, modelo que incrivelmente nunca passou pelo MotorO2. Desde 2014 que a Lexus conta com este SUV de sucesso na sua gama, responsável por uma gigante fatia das vendas da marca de luxo japonesa. Agora, o modelo prepara-se para conhecer o seu sucessor, e eu, como forma de despedida, levei-o a passear num dos mais belos trajetos do nosso Portugal: a Costa Vicentina, até Sagres.
Esteticamente não engana ninguém, é um verdadeiro Lexus. Com isso vêm obviamente as suas linhas vincadas, angulosas e até conceptuais dos modelos da marca. Mesmo com quase sete anos de mercado, o NX300h (assim é o seu nome completo) continua atraente. Esta é a Special Edition, uma edição que se estende a outros modelos da gama, e que oferece uma boa dose de equipamento por um custo mais justo. No exterior, destaca-se pelas jantes exclusivas desta versão.
Já no seu interior começa a notar-se o peso dos anos, ainda que a qualidade, quer aos olhos quer ao tato, continua sem reparos. Esse “envelhecimento” é notório graças ao elevado numero de botões, bem como ao painel de instrumentos ainda analógico. A culpa talvez não seja deste Lexus, mas sim da evolução desenfreada a que se tem assistido no interior dos automóveis. Ao centro encontra-se o generoso ecrã do sistema multimédia, com dimensões “atuais” de 10,3’’, comandado por um “touchpad” cujo funcionamento, depois de aprendido, torna-se intuitivo.
Atrás, espaço suficiente para três adultos, abundante para dois. Existem saídas de ventilação, assim como possibilidade de reclinar as costas dos bancos para uma posição mais confortável. A bagageira apresenta uma interessante volumetria de 550L de capacidade. Este NX300h prova então que se pode juntar a beleza das linhas, com um interior espaçoso e confortável.
Após mais de 800km conduzidos, é óbvio que tenho muitas coisas para vos dizer. A primeira é que este Lexus NX300h é confortável, de facto. A marca, ainda assim, optou por uma ligação ao solo que também “pisca o olho” ao dinamismo, por isso não se espere um SUV “sem sal”. Não tem muita “pimenta”, mas tem outras vantagens…
Essas vantagens são conseguidas pelo sistema híbrido, algo que a Lexus (Toyota) sabe bem fazer. O conjunto oferece 197cv (motor de combustão mais elétrico), com uma entrega suave e serena, como se quer num automóvel deste tipo. Se é fã de Autobahn, saiba que a velocidade máxima é de 180km/h, algo que nem cheguei perto durante a minha calma toada pela costa ocidental de Portugal Continental.
Com isso (e graças a isso), os consumos permaneceram nos 6,3L/100km no final deste ensaio, um valor agradável tendo em conta as dimensões (e peso) deste NX300h. Em auto-estrada, os valores aumentam para os 7L/100km, mas equilibram graças a um grande uso do sistema elétrico em cidade. Um acaba por compensar o outro…
Apenas a direção se sente, por vezes, um pouco pesada em demasia, comparada por exemplo com a de propostas mais recentes como a do pequeno Lexus UX ou do sedan ES.
Quanto a preços, este Lexus NX300h Special Edition está disponível por 64.700 euros, um valor que parece ajustado tendo em conta a qualidade deste modelo, assim como o seu espaço e equipamento. Basicamente, o Lexus NX é uma maneira diferente de ter um SUV Premium, sem ir diretamente para as propostas alemãs, mais tradicionais.