
“A hora da despedida”
A Jaguar continua no caminho da eletrificação, após uma história que soma mais de 75 anos a produzir propostas desportivas com motores de combustão interna. Agora, a marca prepara-se para oferecer o “último ato”, com os F-Type ZP. São 150 unidades, com pormenores (bastante) exclusivos.
Os Jaguar F-Type ZP Edition foram inspirados em dois E-Type icónicos dos anos sessenta, com as 150 unidades a estarem equipadas com o motor V8 Supercharger capaz de debitar 575cv, contando ainda com detalhes tanto interiores como exteriores especialmente selecionados pelos especialistas da SV Bespoke. Estarão disponíveis tanto em Coupé como Convertible.
A inspiração está patente nas duas combinações disponíveis para o F-Type ZP Edition, que recordam os primeiros E-Type vitoriosos, os “Project ZP”. Por um lado temos o Oulton Blue Gloss no exterior, com o interior a ser revestido em couro de duas cores: Mars Red e Ebony. Como outra opção, o Crystal Grey Gloss pinta o exterior, com o interior, igualmente em couro de duas cores: Navy Blue e Ebony.
Seja qual for a escolha de tons, ambos os casos apresentam nas portas circunferências, ao estilo da competição, pintadas mão em Porcelain White Gloss, mesmo tom que tinge a grelha. No exterior encontramos ainda as jantes forjadas de 20’’, bem como as pinças de travão em Gloss Black.
Os interiores contam igualmente com detalhes específicos, como pregas horizontais nos bancos.
O F-Type, como já por aqui puderam ler conta com o seu som de escape preservado nos arquivos da British Library, som esse que é proveniente do bloco V8, capaz de 575cv e 700Nm de binário, responsável por “catapultar” este automóvel dos 0 aos 100km/h em apenas 3,7s, até chegar aos 300km/h de velocidade máxima.
Sobre esta icónica versão especial (e derradeira) do F-Type, Rawdon Glover, Managing Director, Jaguar, afirma: “Enquanto a Jaguar inicia a transformação mais ousada da sua história para se tornar uma marca de luxo moderno totalmente elétrica a partir de 2025, prestamos uma homenagem irrepetível aos desportivos de combustão interna da Jaguar.”