
“Desvendar o mistério”
A Hyundai abriu, em alguns países, as pre-encomendas da versão de produção do futuro modelo, totalmente elétrico.
O novo Ioniq 5, como se vai chamar, vai assentar numa nova plataforma desenvolvida para automóveis deste género, denominada de E-GMP. O modelo será lançado já no próximo ano, com uma potência esperada de 313cv, com tração integral. A aceleração? Demora apenas 5,3 segundos.
A bateria da primeira versão, com 58kWh, é capaz de uma autonomia esperada de 450km em ciclo WLTP, existindo ainda a possibilidade de vir a existir uma versão ainda mais generosa com 73kWh, capaz de 550km de autonomia máxima. Uma outra novidade será a possibilidade de carregar este futuro modelo dos 20% aos 80% em apenas 15 minutos.
Isso não é surpresa, já que o Ioniq 5 contará com o sistema elétrico a 800V, desenvolvido em colaboração com a croata Rimac. O modelo também contará com um painel solar no tejadilho.
Com estas pré-reservas, foi também conhecida a sua dimensão, que o torna claramente maior que um normal segmento C, onde se situa um dos seu mais importante rival: o Volkswagen I.D 3.
Os preços para Portugal ainda não são conhecidos, mas é esperado que se saibam na primeira metade do ano, altura em que as primeiras unidades serão entregues aos clientes.