
“Apresentado (finalmente) o novo Honda Civic Type R!”
Descrito pela marca Japonesa como um carro de pista para a estrada, o Civic Type R tem um exterior esculpido, com vários elementos aerodinâmicos e enormes entradas de ar. Até mesmo na parte inferior, o Civic Type-R é liso. Portanto, aerodinâmica é ponto chave neste desportivo!
A asa traseira de grandes dimensões perdeu os faróis arrojados do concept, adoptando os normais que são vistos no modelo que já é comercializado desde 2012. Na traseira vemos ainda os quatro escapes, enquanto para o “calçar” a Honda optou por jantes de 19 polegadas e pneus 235/35R19 especialmente desenvolvidos para o Type R.
O interior conta com as bacquets desportivas forradas a Alcântara vermelha, bem como diversos apontamentos nessa cor. O punho da caixa é em alumínio maciço, enquanto o volante é revestido a pele.
A potência provém do 2.0 i-VTEC Turbo que desenvolve números impressionantes: 310cv e 400Nm de binario! O motor está conectado a uma caixa manual de seis velocidades que permite o exercício dos zero aos cem em apenas 5,7s. A velocidade máxima anunciada pela marca? 270km/h…
No que toca a performance, o Civic Type R tem um sistema adaptativo de amortecimento que pode ser ajustado em quatro pontos diferentes, o potente sistema de travões Brembo na frente com quatro pistões, “morde” os discos perfurados e ventilados de 350mm.
A suspensão foi também um dos alvos dos engenheiros que a afinaram de maneira a que o veículo sofra de menos rolamento (-180%) e que evite o pesadelo dos carros turbo de tracção dianteira, o “Torque Steering” (-50%)
O Civic Type R é aguardado ainda este ano, possivelmente pela altura do Verão. A temperatura vai aquecer nos Desportivos de segmento C. Vamos aguardar pela sua chegada e pelo respectivo ensaio.