
“Global Design Project”
É com este nome que a Honda designa a sua iniciativa onde junta todos os anos os vários estúdios de design num projeto conjunto.
O vencedor deste ano é o Honda Project 2&4, fruto da colaboração do estúdio de motociclos de Asaka com o de automóveis de Wako, no Japão.
O resultado é um veículo que pretende juntar os melhores pontos de uma moto com a experiência de condução de um automóvel.
Assim, a ideia dos designers da Honda passou por juntar um motor oriundo de uma moto de MotoGP, aliado a um chassis de automóvel leve e compacto, usando a perfomance de um motor potente num veículo de quatro rodas, com o que isso implica a nível de comportamento.
O motor, um 4 cilindros de 999 cm3, desenvolve 215cv a 13 000 rotações por minuto e foi ligeiramente alterado em relação à versão de competição para ser possível o seu uso em estrada, tornando assim possível um eventual lançamento deste modelo.
Já o chassi tem dimensões muito reduzidas, com um comprimento de 3,040 mm, largura de 1,820 mm e altura 995 mm, resultando num conjunto com uma tara muito baixa, de apenas 405kg.
Resulta assim, numa relação peso/potência de 1.88kg/cv que aliada ao baixo centro de gravidade torna o Project 2&4 numa experiência decerto electrizante.
Tudo isto é ainda realçado ao condutor por uma posição de condução muito baixa, com o banco a ficar suspenso apenas acima do solo.
Resta-nos aguardar pela decisão da Honda de passar este protótipo a produção, com as alterações necessárias, o que seria muito bem vindo entre os fâs da marca e os entusiastas por automóveis no geral, já que se trata de mais um veículo que vem trazer o mojo da Honda de volta, seguindo os passos do novo NSX e do Civic Type R.
O Honda Project 2&4 estará em exibição pela primeira vez no Salão Automóvel de Frankfurt, que tem início no dia 17 de Setembro.