
“Gama (agora) completa”
A Honda aproveita o restyling de meia idade feito ao Civic, para também renovar o seu Type-R, com novas variantes.
Será no verão, que o renovado Honda Civic Type-R chegará aos concessionários da marca, e com novas versões. A Sport Line será para o cliente que procura um “estilo mais discreto e um maior conforto”. Para isso foi removida a asa traseira e colocada uma mais pequena, enquanto as jantes passam das 20’’ para umas jantes de 19’’, envoltas em pneus Michelin Pilot Sport 4S.
O interior também fica bem mais sóbrio, com os bancos a “perderem” a sua cor vermelha nesta versão, ficando apenas presente nos pespontos e em alguns detalhes. Para além disso, foi feito um melhoramento na insonorização.
A outra versão especial, é a Limited Edition Civic Type R (que ainda não foi confirmada para Portugal), limitada a 100 unidades para a Europa. “Foi desenhado e desenvolvido para ser o mais agressivo e dinâmico tração dianteira do mercado”. É, por isso, o Honda Civic Type-R mais extremo.
Para isso conta com uma redução de peso, uma dieta que o fez perder o ar condicionado, o ecrã tátil, assim como alguns dos materiais que permitem que o som fique “lá fora.” Graças a isso retira 47kg ao conjunto, no entanto continua a ter lugares traseiros.
As outras diferenças surgem nas jantes BBS forjadas de 20’’, com pneus Michelin Cup 2, assim como melhoramentos nos amortecedores e suspensão, assim como uma nova calibração da direção, de forma garantir um maior feedback. A pintura também é exclusiva (Sunlight Yellow) que contrasta com os elementos em preto, presentes no teto, capas dos espelhos e entrada de ar no capot.
O “normal” Civic Type-R continuará presente na gama, e conta na parte estética com pequenos ajustes nos para-choques. Já na parte mecânica, recebe uma maior entrada de ar, para um novo radiador, assim como melhor refrigeração para o novo sistema de travagem, que é agora 2,5kg mais leves. Graças a esse novo sistema, o curso do pedal foi reduzido em 15mm.
O interior tem as suas maiores diferenças no sistema de infotenimento (que recebe, e ainda bem, botões físicos de atalho) volante forrado a alcantara, e um novo punho da caixa manual de seis velocidades.
O Active Sound Control foi agora incluído no Civic Type-R, o que garante um maior som dentro do habitáculo graças ao som saído pelas colunas, nos modos Sport e R+. Um novo sistema de telemetria (LogR) é agora também presença no Honda Civic Type-R.
A potência permance inalterada, com o 2.0 Turbo a desenvolver 320cv de potência. Podes ler aqui o ensaio, bem como a nossa “insónia” que tive ao volante deste Civic Type-R (FK8).