
“Silêncio e tranquilidade para todos”
Depois de um Teste Completo ao ID.7, chegou a vez de passar alguns dias com o Volkswagen ID.7 Tourer, uma outra escolha para o modelo elétrico de segmento D da marca alemã. Será que esta Variant Tourer será ainda melhor que a berlina?
Em teste na versão Pro Urban com bateria de 77kWh.
Podes recapitular? Quais os principais pontos fortes do ID.7?
O Volkswagen ID.7 é uma das proposta 100% elétrica da marca, que se junta ao ID.3, ID.4, ID.5 e a original ID. Buzz. O ID.7 entra num território até agora dominado pelo Passat no seio da marca alemã. E isso é por demais evidente quando o modelo que conhecemos há muitos anos já só está disponível na variante carrinha. Para além disso, o ID.7 tem como principais trunfos um ambiente a bordo confortável, equipamento generoso e uma vasta autonomia graças a uma boa eficiência e cuidado com a aerodinâmica.
Por ser carrinha é maior e tem mais espaço, é isso?
Está em parte correto, o espaço na bagageira é maior neste ID.7 Tourer, garantindo mais 13l, totalizando 545l de capacidade. Para além disso, conta com um bom acesso para carregar e descarregar as nossas bagagens. Em termos de dimensões, é exatamente igual (ao milímetro) ao ID.7 que já conhecíamos, não é só no comprimento, mas em todas as direções. No Tourer contamos com um inédito tejadilho panorâmico (opacificante) que aumenta a sensação de espaço a bordo.
E a autonomia continua a ser uma das suas vantagens?
Sim. O Volkswagen ID.7 está disponível com duas dimensões de bateria. Esta de 77kWh e uma outra de 86kWh reservada à versão PRO S, com a mesma potência (286cv) ou para o GTX (de 340cv).
Ainda assim, os seus 77kWh permitem à marca homologar uma autonomia de 603km (ligeiramente menos que a berlina que apresenta 616km). E isso não está muito longe da realidade se praticarmos uma condução regrada, como prova este teste, onde garantimos com um valor final de 16,3kWh/100km. Mas num percurso onde aproveitamos o conforto deste modelo para circular bastante calmamente, conseguimos 14,3kWh/100km, o que significa cerca de 540km sem necessidade de “ligar à ficha”.
Ok. É mesmo assim tão confortável?
Mais uma vez confirmo a pergunta feita. O Volkswagen ID.7 Tourer é capaz de ser uma das propostas mais relaxantes e confortáveis do mercado. É claramente suave graças ao seu motor elétrico, é confortável mesmo que monte jantes de 20’’ polegadas como a unidade em teste, e é bem insonorizado, não apresentando ruídos aerodinâmicos. Para além disso, senta bem cinco passageiros, com os dianteiros a serem presenteados com uns confortáveis assentos que podem ser aquecidos ou arrefecidos, bem como contar com massagem.
Será o Volkswagen ID.7 Tourer o automóvel ideal para mim?
Se procura uma solução 100% elétrica, onde a suavidade, conforto e espaço sejam essenciais, assim como a facilidade de fazer baixos consumos, mesmo em autoestrada são fatores primordiais. Sem dúvida que esta merece ser uma proposta a ser tida em conta na altura de escolher o seu novo elétrico familiar. A sua dinâmica também ganha pontos devido à sua mais baixa altura, face a um SUV. Os preços começam nos 61.787€, o que pode parecer elevado, mas que consegue ser justificado por um amplo equipamento e um elevado conforto.