Home Ensaios Este promete – Primeiro contacto com o novo KIA EV3

Este promete – Primeiro contacto com o novo KIA EV3

Este promete – Primeiro contacto com o novo KIA EV3
0
0

“Importância ao cubo”

 

A ofensiva elétrica da KIA teve início em 2014, ou seja, há 10 anos. Desde aí, o crescimento da marca a nível global tem sido verdadeiramente notório. Sabendo que o futuro elétrico – que já está ao virar da esquina – é uma verdadeira realidade, a marca tem vindo a investir forte neste campo, começando com o EV6 em 2021 que venceu o prémio de Car of The Year, seguindo-se o “halo car” EV9 em 2023, que recebeu o galardão de World Car of The Year.

Agora, chegou a vez do EV3 que é, talvez, o 100% elétrico mais importante que a marca lançou até à data, já que tem ingredientes certos para agitar o mercado, assim como concorrer em um dos segmentos mais aguerridos, o dos C-SUV.

Com um desenho exterior que adota a filosofia “Opposites United”, o novo KIA EV3 conta com bastante inspiração proveniente do EV9, ainda que este novo crossover seja obviamente mais comedido nas suas dimensões, prometendo ainda assim, um amplo espaço interior. O comprimento é de apenas 4,300mm, mas a distância entre eixos é a mesma que encontramos num atual Sportage.

Com uma silhueta repleta de pormenores geométricos, o EV3 destaca-se na estrada, podendo mesmo adotar diferentes estilos, com o GT Line a fazer com que os plásticos “em cru” passem para um acabamento brilhante. A dianteira continua a contar com o Tiger Nose, um dos pontos chave na imagem da marca coreana, enquanto atrás os farolins aumentam a sensação de largura do modelo. No que diz respeito às jantes, com desenhos originais, podem assumir uma dimensão de 17 ou 19’’ polegadas.

A mesma imagem moderna e inspirada nos modelos elétricos da gama segue para o seu interior. A marca pretendeu dar a este modelo uma sensação de “sala de estar”, confortável e descomplicada. Para além disso, existe um elevado cuidado com a sustentabilidade, utilizando 10 diferentes elementos, desde plásticos ou tecidos reciclados, até garrafas de plástico que “ganham” agora uma nova vida no interior deste novo KIA. No entanto, a qualidade está em alta, assim como a montagem.

Para além disso, a digitalização é notória, graças a três ecrãs que totalizam quase 30´´polegadas, tendo sido bem feito, o que se pode traduzir por uma boa ergonomia e atalhos físicos. O espaço a bordo é uma realidade neste EV3 que pode muito bem ser um “all rounder” como a marca disse na sua apresentação, conseguindo sentar cinco passageiros, sem problemas de maior. A bagageira conta com 460l de capacidade (um bom valor no seu segmento), bem como 25l extra no frunk dianteiro, ideal para pequenos arrumos.



Ao volante

Com uma ampla gama de sistemas de segurança ativa, o KIA EV3 prima por ser um modelo bastante avançado nesse capítulo, oferecendo igualmente uma elevada eficiência, prometendo chegar mais longe, com duas dimensões de baterias e, por enquanto, um único nível de potência.

Este modelo, que segundo a KIA, quer redefinir o segmento dos SUV elétricos compactos, está assente na plataforma E-GMP, permitindo uma arquitetura de 400V, assim como “transformar” este modelo ao longo dos anos, já que pode contar com tração dianteira ou integral, o que foi confirmado na sua apresentação.

Mas na superfície da sua carroçaria, o cuidado com a aerodinâmica foi um dos pontos-chave, com o novo EV3 a apresentar um coeficiente de apenas 0,26Cd, graças a cortinas de ar ativas, um cuidado com a secção inferior, assim como uma largura de vias do tipo “boat shape”, ou seja, mais largo na dianteira e estreito na traseira.

Isso, em conjunto com uma bateria de maior capacidade (81,4kWh) permite que atinja uma autonomia que ultrapassa os 600km. Existe uma outra bateria, dedicada à versão de entrada (Drive) com 58,3kWh.



Nesta apresentação internacional que decorreu no nosso país, a KIA tinha para nossa utilização dois níveis de equipamento (Tech e GT-Line), todos eles equipados com essa bateria de maior capacidade e o único motor elétrico disponível, com 150kW (204cv).

Desde logo destacamos a facilidade de utilização, assim como o conforto (todas as versões que testámos contavam com jantes de 19’’). A sua condução assume, para além desse compromisso, uma ligação com o condutor graças a oferecer uma boa leitura dos movimentos da carroçaria. Não é um EV6 GT obviamente, nem o mais dinâmico do seu segmento, mas o EV3 é mais “bem-comportado” do que poderíamos inicialmente esperar.

A regeneração é possível ser feita “manualmente” nas patilhas de seleção, ou então deixar este KIA fazê-lo automaticamente, adaptando-se ao trânsito ou as condições do percurso.

O caminho inicial, feito com algum trânsito matinal, ligou o aeroporto da nossa capital até Cascais, juntando um pouco da A5 à Estrada Marginal, o que se traduziu num consumo de 13,2kWh/100km. Após isso, ainda fizemos mais algumas voltas em vários tipos percursos, notando igualmente a boa insonorização conseguida (vidros duplos), que também ajudavam a reduzir, no habitáculo, o som do próprio motor elétrico que está também mais silencioso.

Durante a condução, conseguimos também constatar a posição de condução confortável, assim como a facilidade de controlar os comandos da climatização, ainda que o ecrã dedicado para isso esteja, tal como no EV9, um pouco tapado pelo volante. Notámos igualmente no bom espaço na dianteira, o que dá a sensação de conforto e espaço que a KIA pretendia oferecer.

No que diz respeito a carregamentos, a KIA pretendeu, tanto a versão de maior ou menor capacidade, que demorasse em torno de 30 minutos para garantir um carregamento dos 10 aos 80%.

Em termos de gama, a KIA deixa “cair” o NIRO EV, passando esse a estar disponível apenas na versão HEV, o que é perfeitamente compreensível com a chegada deste mais competente e dedicado para ser elétrico EV3. O modelo estará disponível com três níveis de equipamento: Drive, Tech e GT-Line, todos eles já bem recheados de equipamento. Os preços começam, com campanha, nos 38.490€ para a versão de 58,3kWh e 43.490€ para a de 81,4kWh no nível Drive.

O modelo já está disponível nos concessionários da marca, esperando-se que passe brevemente por aqui para um “Teste Completo”

 

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!