
“O Sensato”
Parece que não, mas já passaram 3 anos desde que a Hyundai lançou a segunda geração do i30. Este teve desde logo um design que despertava a parte emocional para a sua aquisição, piscando o olho a clientes de outras marcas. Agora alvo de um restyling que o deixou mais apelativo e competitivo, esta linguagem de design denominada de Fluidic Sculpture está melhor que nunca. O desenho do i30 assume tal como o nome indica linhas fluídas e dinâmicas que despertam a atenção e revelam superfícies angulosas que transparecem um maior dinamismo, efeito esse que é visível logo na frente com a nova grelha hexagonal que acentua a imagem de marca da família Hyundai.
Na lateral, o destaque vai para a linha ascendente da superfície vidrada, a salientar o dinamismo deste conjunto. A traseira opta também por uma imagem orgânica, suave e de fácil habituação, não rompendo com convenções.
O Hyundai é isto, um automóvel atraente e honesto, sendo tal igualmente palpável também no seu espaçoso interior, apresentado com um desenho atraente e uma boa qualidade de construção, continuando a ser verdade o que disse no ensaio ao i30 Turbo, que todos os comandos transmitem um feedback táctil bastante satisfatório.
A posição de condução possui múltiplos ajustes, o que torna assim fácil de encontrar a ideal para a nossa estatura. E para nos “guiar” temos debaixo do capot o diesel intermédio do i30, ou seja, o 1.6 CRDi com 110cv de potência.
Este motor é mais uma vez um espelho do que é o i30: bastante suave e competente. Graças à sua gama máxima de binário que começa logo às 1500 rpm, torna a tarefa de condução fácil, muito também devido à precisa e suave caixa de seis velocidades, que oferece um escalonamento longo justificando o baixo consumo no final do nosso ensaio, com o i30 a gastar apenas 5,2l por cada cem quilómetros percorridos.
Dinamicamente o i30 tem um pisar confortável, com um comportamento bastante honesto e sem reacções adversas. A travagem faz-se de forma segura e estável.
De realçar a existencia do sistema Flex Steer™ que nos deixa escolher um de três níveis de resposta da direcção, Comfort, Normal e Sport, adequando cada nível ao trajecto que estamos a percorrer.
E como ainda estamos no interior, é altura também de dizer que os bancos providenciam um bom apoio, e o espaço é desafogado mesmo para os passageiros traseiros, em qualquer uma das direcções. A bagageira com 378l de capacidade mostra-se generosa, mas se mesmo assim estes não chegarem, a Hyundai tem para si o i30 na versão Station Wagon.
O Hyundai i30 é um óptimo companheiro para as tarefas do dia-a-dia, sendo confortável, oferecendo baixos consumos em troca de pouco. O equipamento é bastante vasto, incluindo de série tudo o que poderemos necessitar como os já indispensáveis sensores de estacionamento e sistema bluetooth®. O cruise-control e limitador de velocidade estão também incluídos.
Mas não é tudo, já que o i30 ainda tem outro truque na manga: a marca oferece 5 anos de garantia sem limites de quilómetros e 5 anos de Check-up’s anuais gratuitos!.
Hyundai i30 1.6 CRDi 110 Blue Confort
Especificações:
Potência –110cv às 4000rpm
Binário – 260Nm às 1500rpm
Consumo Anunciado (Medido) – 3,8 l/100km (5,2l/100km)
Preços:
Hyundai i30 desde: 18.200€
Preço da versão ensaiada: 25.164 €