
“Irreal Social”
O DS 5 é um modelo esteticamente quase surreal, que cativa pelo seu muito moderno estilo, que mesmo passados alguns anos do seu lançamento conta com elementos dignos de concept.
Desta vez, ensaiámos a versão equipada com o motor menos potente, mas mais adaptado às nossas realidades sociais. Assim com este propulsor, passa a ser possível adquirir um automóvel premium de forma acessível, o que o torna especialmente atractivo ao mercado de frotas.
Com o nível de equipamento SoChic, o DS 5 vem bem apetrechado, destacando-se os estofos em tecido e cabedal, ar condicionado bi-zona, sistema de infotenimento que incorpora o sistema de navegação MirrorLink® e a câmara de estacionamento traseira, esta última a ser ainda auxiliada por sensores na dianteira e traseira do DS 5.
Para além do exterior cativante, muito inspirado no formato de um coupé, é o interior que mais espanta devido ao seu tecto dividido em três superfícies, que iluminam grande parte do habitáculo e dão um ambiente bastante “aeronáutico”, provando uma vez mais que o DS 5 não é produto normal, mas sim um nicho que se distingue por ser diferente.
Mas não se pense que esta diferença traz complicações a nível de espaço já que quatro passageiros viajam muito bem sentados a bordo deste automóvel tipicamente francês. Só o quinto passageiro, ou seja o que vai no lugar central do banco traseiro, pode não ir tão satisfeito por estar um pouco mais apertado.
Para terminar o capitulo da praticabilidade, a mala exibe uma capacidade de 468l, um bom valor acrescentando o facto do DS 5 contar com um bocal de carga bastante amplo.
Falta falar da condução e de como este motor se comporta com toda a carroçaria do DS 5.
Primeiro ponto, não espere grandes performances. Não, não é do motor, mas sim do DS 5 que não é feito para grandes correrias. Este é um automóvel muito bom para cruzar longas distancias em auto-estrada, mas não é tão focado dinamicamente como outras propostas do grupo. A direção leve, mas não muito comunicativa, é o elo que falta na interação entre “homem-máquina”, situação a que o estranho formato do volante não é alheio.
Esta versão vem equipada com jantes de 17”, que não favorecem em muito o estilo exterior é certo, mas no interior os passageiros agradecem, já que em conjunto com os bons bancos, o conforto a bordo não é beliscado. Esta dimensão de jante favorece também os consumos, que passam por pouco a barreira dos 5 litros por cada cem quilómetros.
O DS 5 continua em jogo, através desta proposta com motor mais social num modelo irreal. O seu estilo continua a encantar comparadores, com a nova imagem DS a aumentar o interesse e a conseguir um maior valor residual, outra das questões importantes na compra de um automóvel, ainda para mais no mercado das frotas, para onde este DS 5 aponta. O motor de cilindrada mais baixa, não promete correrias, mas chega bem para as encomendas.
DS 5 1.6 BlueHDi 120 S&S
Especificações:
Potência – 120cv às 3500rpm
Binário – 300Nm às 1750rpm
Consumo Anúnciado (Medido) – 4l/100km (5.1l/100km)
Preços:
Preço base do DS 5: 32.423€*
Preço da versão ensaiada : 38.343€*