
“Início de uma nova era”
Foi no ECAR SHOW que a Alfa Romeo desvendou, pela primeira vez em território nacional, o Junior, o seu modelo de segmento B, que quer garantir um aumento das vendas e atingir um novo público. Tudo isso graças a uma maior acessibilidade a nível de preços, bem como um design que promete não deixar ninguém indiferente.
As primeiras impressões
Com uma dimensão mais pequena, mas com boas proporções, o Alfa Romeo Junior merece ser visto ao vivo. A dianteira conta com uma nova filosofia, o Biscione é agora apresentado de uma maneira diferente, contando ainda com linhas acutilantes, assim como vários pormenores estilístiscos conhecidos de outros modelos da marca original de Milão, como é o caso da traseira “Coda Tronca”, elemento de maior destaque no exterior deste modelo. As jantes podem assumir dimensões de até 20’’ polegadas, altura em que colocam este Junior bastante mais “adulto”.
No interior, encontramos materiais mais rijos ao toque, mas cuidado com os detalhes. A posição de condução é confortável, com destaque para detalhes como as saídas de ventilação, superfícies forradas a Alcantara, bem como as bacquets Sabelt disponíveis nos níveis de equipamento mais elevados, que garantem tanto um excelente apoio e suporte, como aumentam a sensação de qualidade e exclusividade ao habitáculo do mais pequeno dos Alfa Romeo. Atrás o espaço não é o mais abundante – relembramos que é um automóvel de segmento B – ainda que a bagageira ofereça 400l de capacidade, um valor que o coloca na frente dos modelos elétricos deste segmento.
A chegada a Portugal
O Junior chegará ao nosso país em Setembro, mas pode desde já ser encomendado. De momento está disponível a versão Elettrica de 115kW (156cv) e uma bateria de 54kW que lhe permite uma autonomia de 410km. Está disponível desde 38.500 euros, com a versão Elletrica Speciale a pedir em troca 40.500€ pelo equipamento extra.
Acima desta, igualmente 100% elétrico está o Elettrica Veloce que utiliza um motor elétrico mais potente de 175kW (240cv), bem como afinações desportivas, disponível desde 47.500€.
O futuro da gama Junior
Em breve chegará igualmente a versão Mild-Hybrid que recorre ao motor 1.2 Turbo eletrificado com 136cv de potência, que conquistará uma nova clientela que ainda não pretende (ou pode) dar o salto para a eletrificação total. A marca ainda não revelou os preços para esta versão que chegará pouco depois da versão Elettrica.