
“Escolha segura”
Uma escolha segura é algo em que podemos confiar, que sabemos que não nos irá deixar ficar mal. Nos objetos, uma escolha segura tem habitualmente uma imagem sóbria, por vezes elegante, e dá-nos uma sensação de conforto.
Mas e se houvesse um automóvel que, para além de ser uma escolha segura, ainda conseguisse transmitir uma emoção positiva enquanto o conduzimos?
Pois bem, esse automóvel existe e é o Audi A4. O conhecido modelo da marca de Ingolstadt que na sua variante Avant, que quer dizer carrinha em “audês”, é capaz de fazer com que seja desejada por todos os homens de fato, ou pais de família.
Isso é possível já que, na sua 4ª geração, a Audi A4 Avant está mais elegante que nunca. Sim, é verdade que o design da marca não é revolucionário, mas diga-me: se as coisas têm corrido bem assim, porquê mudar? A marca optou então por evoluir o aspecto exterior da A4, dando-lhe uma imagem mais robusta, e isto é bem visível quando estacionado ao lado de um A4 da geração anterior.
Os flancos estão mais largos e a frente mais baixa, com a grelha dianteira a estar mais estilizada, acompanhando bem os elegantes faróis LED que equipam esta unidade. A linha de cintura elevada transmite dinamismo, enquanto qualquer abrir ou fechar de portas nos comprova a robustez que o seu desenho quer passar. A traseira é elegante, algo que por vezes é difícil numa carrinha, enquanto os farolins também em LED têm um novo desenho e são mais esguios que anteriormente.
No interior encontramos uma revolução face à geração que veio substituir, com o primeiro impacto a ser dado pelo Virtual Cockpit, vindo do Audi TT. O resto do tablier conta com um aspeto clean e bastante minimalista, fácil de entender e de operar, mas sempre com uma elevada atenção ao detalhe, como é o exemplo dos comandos da climatização, que mostram as opções disponíveis mesmo antes de lhe tocarmos.
A posição de condução é boa, e um dos principais destaques que apontamos ao Audi A4, motivo pelo qual já era conhecido em gerações anteriores. Os bancos proporcionam um bom apoio e fazem-nos sentir bem confortáveis, seja para agarrar o volante desportivo de base plana ou o punho da caixa manual de seis velocidades.
Para quem vai atrás, o espaço para as pernas e em altura não merece reparos, apenas em largura é que a Audi A4 Avant se mostra mais estreita, o que, também devido ao túnel central elevado, é aconselhado por isso apenas o uso a dois adultos. A bagageira, de formato regular e um bom bocal, apresenta 505l de capacidade.
Esta unidade, equipava com o motor 2.0 TDi intermédio, ou seja, o de 150cv (existem também variantes com 122 ou 190cv), conectado a uma bem “oleada” transmissão manual de seis velocidades, de pequeno curso. Depois de ligar esta Audi A4, constatamos o cuidado da marca com a insonorização, fazendo-se ouvir (e sentir) muito pouco. O chassis mostra ser informativo logo após a primeira sequência de curvas, mostrando que pelo facto de ser familiar, não é obrigatório ser aborrecida…
Voltando ao Audi Virtual Cockpit, esse é um dos pontos fortes, mais ainda se contar com o MMI Plus, dois dos opcionais de peso desta unidade, mas que “enriquecem” bastante a comodidade e sensação de tecnologia a bordo. O painel de instrumentos totalmente digital facilita imenso a sua leitura, podendo ser personalizável. Já o MMI Plus conta com um funcionamento bastante intuitivo, assim como um trackpad onde podemos “escrever” o que desejamos, seja a estação de rádio, um endereço, ou mesmo um número de telefone.
Mas é ainda no Virtual Cockpit que constatamos o “pouco apetite” desta carrinha, com um consumo combinado a rondar os 5L de gasóleo por cada 100km percorridos. Este 2.0 TDi consegue assim ser bastante poupado, sem perder as boas recuperações.
Quanto à dinâmica, o Audi Select Mode, permite “afinar” esta carrinha graças a cinco diferentes modos: Efficient, Confort, Auto, Dynamic e Individual. Este último permite um ajuste mais específico e ao gosto do condutor.
Os diferentes modos intervêm na resposta do motor e na direção, oferecendo diversas experiências de condução. Em opção, a Audi A4 Avant pode ainda contar com o Audi Magnetic Ride, onde a dureza de suspensão pode ser, também ela, ajustada.
No final, a Audi A4 Avant mostra ser uma verdadeira escolha segura. Une o seu exterior elegante a um interior high-tech e fácil de conviver. Para além disso, o seu espaço a bordo está longe de envergonhar, assim como a sua bagageira, que se posiciona dentro da média. A “cereja no topo do bolo” está na sua condução que cativa, enquanto o motor é poupado. O único cuidado a ter é o de não abusar nos opcionais, correndo o risco de fazer os preços desta Audi A4 escalar para valores de A6.
AUDI A4 Avant 2.0 TDi 150 Sport
Especificações:
Potência – 150cv às 3250rpm
Binário – 320Nm às 15000rpm
Consumo anunciado (Medido) – 4,1l/100km (5,0l/100km)
Preços:
Preço base AUDI A4 Avant 2.0 TDi: 46.620€
Preço da unidade ensaiada: 59.660€