
“Para todos os públicos”
A Toyota voltou a ir buscar o nome Urban Cruiser, para dar nome um novo SUV compacto 100% elétrico que quer juntar a eficiência, com um design moderno e um generoso espaço a bordo.
Desenvolvido tendo por base o Urban SUV Concept, o modelo de produção – que partilha muito com o novo Suzuki e Vitara – chega a uma “fatia” de mercado que está claro crescimento, graças a cada vez mais “players”. A Toyota consegue assim aumentar a sua gama de modelos totalmente elétricos, contribuindo para ter, em 2026, 15 modelos “zero emissões” na sua gama, incluindo seis modelos com uma plataforma dedicada.
Tudo isto contribui para atingir o grande objetivo da marca nipónica na europa, a de conseguir uma neutralidade carbónica em 2040.
O Urban Cruiser
Com 4,28m, o novo modelo é ligeiramente maior do que o Yaris Cross, continuando a ter um tamanho ideal para a cidade. A Toyota quis dotar o modelo com uma imagem bastante reconhecível, o que é notório na sua dianteira, com o estilo “Hammerhead”, que já encontramos em outros modelos, como o Prius ou o C-HR. Os para-choques ajudam a conferir ao modelo uma imagem mais robusta, enquanto atrás o elemento de luz faz com que o modelo assuma uma imagem mais musculada.
A sua vocação para a cidade é também será demonstrada por um raio de viragem curto, de apenas 5,2m. Ainda no capítulo do estilo, o modelo pode contar com jantes de 18 ou 19’’ polegadas, dependendo da versão escolhida, assim como poderá contar com um variado leque de cores, que podem incluir um estilo bi-tom, com o tejadilho numa cor de contraste.
No interior, a Toyota diz que iremos notar o maior espaço habitável, graças a uma distância entre eixos 140mm superior ao seu “irmão” híbrido. O assento traseiro é deslizante, o que pode ajudar a aumentar o espaço de bagageira, assim como é rebatível na proporção 40:20:40.
Em termos de design, o interior quis seguir o mesmo caminho da robustez do exterior, com o painel de instrumentos a assumir uma organização mais horizontal, de forma a melhorar a visibilidade para o exterior.
Para todos os gostos
A Toyota quer oferecer opções de escolha, como assim deve ser. Por isso, o Urban Cruiser será oferecido com dois níveis de bateria, bem como a opção de escolher entre tração dianteira ou integral.
As baterias que usam tecnologia de fosfato de ferro-lítio, querem oferecer um maior benefício no que diz respeito à durabilidade, assim como um custo mais reduzido.
A mais pequena contará com 49kWh de capacidade e estará disponível apenas na versão de tração dianteira, fazendo “equipa” com um motor elétrico de 106kW (144cv).
Para quem pretende mais autonomia e performance, estará disponível a bateria de 61kWh, que pode ser eleita na versão de tração dianteira com 128kW (174cv) ou tração integral com 135kW (184cv).
Este novo modelo assenta numa nova plataforma dedicada a automóveis elétricos, querendo oferecer mais espaço a bordo, assim como uma maior proteção aos elementos de maior voltagem.
A Toyota não apresentou ainda valores de autonomia ou carregamento, algo que deverá fazer na sua apresentação ao público, que irá decorrer no início do ano no Salão de Bruxelas.