
“O estilo mais emocional”
A versão “coupé” do Audi Q5, modelo recentemente apresentado no salão de Paris, foi divulgada pela marca alemã. O Q5 Sportback conta com linhas mais sedutoras para atrair um cliente que procura um estilo mais exclusivo, sem perder a capacidade familiar de uma proposta deste tipo.
Sportback e os “Q’s” é algo que funciona muito bem, existindo nos SUV mais vendidos da Audi: Q3, Q4 e-tron e Q5, com o Q6 e-tron a vir a contar igualmente com este estilo de carroçaria.
Verdadeiramente reconhecível como um Audi, o Q5 Sportback assenta na mesma plataforma PPC (Premium Platform Combustion) e mantém uma dimensão exterior muito semelhante ao modelo que lhe dá origem, enquanto a bagageira continua a contar com uma boa capacidade, variando entre os 515 e os 470l.
No interior, contamos com um habitáculo muito parecido ao apresentado pelo Audi Q5, onde se destaca, no tablier, a possibilidade de contar com três generosos ecrãs. Na segunda fila, a Audi promete um espaço generoso, mesmo tendo em conta o seu estilo exterior mais inspirado.
Debaixo do capot poderemos encontrar motores eletrificados (MHEV), com uma máquina elétrica mais potente, capaz de um binário e potência adicionais mais elevadas do que anteriormente. A base da gama, no seu lançamento, vai estar a cargo do 2.0 TDI com 204cv e 400Nm, apenas disponível com tração integral quattro. Para o topo de gama, contaremos com o SQ5 Sportback e o seu V6 TFSI com três litros de capacidade, capaz de debitar uma potência de 367cv e um binário máximo de 550Nm.
De futuro, a Audi promete outras propostas de potência e tecnologia para o modelo que chegará ao mercado nacional em 2025.