
“Assinatura desportiva (e não só)”
O Ariya NISMO é a variante desportiva do seu modelo 100% elétrico, com a Nissan a confirmar a sua chegada ao território europeu no dia em que se celebrou o Dia Mundial do Veículo Elétrico.
Com uma potência de 320kW (435cv), o Ariya NISMO será o modelo mais potente atualmente comercializado pela marca nipónica, querendo juntar a essas elevadas performances as vantagens de uma mobilidade mais limpa.
Tendo como base a variante e-4ORCE (que já testámos), o Ariya NISMO eleva a potência e o design para outros patamares, querendo ser a proposta mais emocional dentro da gama Nissan. O exterior e o interior contam com pormenores exclusivos, de forma a ser facilmente reconhecível.
Mas não se trata apenas de estética, mas também de técnica, já que a aerodinâmica foi aprimorada graças ao spoiler traseiro, do tipo ducktail, que permite que o coeficiente de sustentação tenha passado dos 0,18 do Ariya padrão para os 0,11 deste Ariya NISMO, uma melhoria de 40%. Para além de aumentar o downforce, ajuda a oferecer uma melhor experiência de condução.
As jantes ENKEI de 20’’ polegadas são o motivo de maior destaque no exterior, tendo sido igualmente trabalhadas em túnel de vento.
Em termos de afinações, o Ariya NISMO conta com uma potência mais elevada, assim como um binário que ascende aos 600Nm, o que lhe permite uma aceleração dos 0-100km/h em 5s ou uma recuperação dos 80 aos 120km/h em apenas 2,4s.
Mas é será a sua capacidade de curvar, bem como a força lateral que mais deverão impressionar, com a marca a divulgar que será mesmo superior à conseguida pelo GT-R (!), graças a pneus específicos, bem como molas, barras estabilizadoras e amortecedores revistos e específicos desta versão. A direção foi igualmente revista para oferecer um maior feedback, assim como o sistema e-40RCE.
Tudo estará mais “no ponto” quando selecionado o modo NISMO, outra das novidades do modelo.
O modelo chegará ao mercado europeu (onde se inclui Portugal) no início de 2025.