
“Um novo líder”
Foi com Frank Stippler aos comandos, que o renovado Audi RS 3 bateu o tempo mais rápido, em Nürburgring Nordschleife, para modelos da sua classe. Bastaram apenas 7:33.123 minutos para percorrer o “inferno verde”, colocando novamente o modelo da Audi como o automóvel compacto mais rápido a percorrer uma volta completa na mítica pista alemã.
Ainda que seja uma versão pré-produção, camuflada, este RS 3 está muito próximo do modelo final. Para Frank Stippler, o segredo deste tempo está no comportamento em curva optimizado: “Esta foi a chave do nosso sucesso. O novo RS 3 ataca as curvas ainda com mais à-vontade graças a uma afinação precisa – incluindo a vectorização do binário dos travões – que permite posicionar o veículo mais cedo e melhor para a saída da curva, o mais tardar a partir do vértice. O resultado é um ângulo de direção mais baixo desde o vértice até à saída da curva, o que leva a uma menor fricção e a uma aceleração mais rápida, permitindo-lhe transportar mais impulso e velocidade para cada reta subsequente.”
Essa dinâmica é conseguida graças a vários elementos, como é o caso do repartidor de binário, com a sua distribuição totalmente variável entre as rodas traseiras, o controlo eletrónico de estabilidade, assim como o sistema de vectorização de binário e os amortecedores adaptativos opcionais, que fazem parte da suspensão desportiva RS.
O motor de cinco cilindros continua a ser o eleito para “animar” este desportivo, oferecendo 400cv e 500Nm de binário máximo. Para esta volta, foram utilizados os pneus Pirelli P Zero Trofeo R, assim como o sistema de travagem com discos cerâmicos.
O novo RS 3 estará disponível para encomenda a partir do final do mês de Agosto, mas a sua “super volta” pode ser vista desde já: