
“Gloriosa Potência”
A Mini finalmente apresentou o seu JCW GP 2020, que pode também pode receber a medalha de “Mini mais potente de sempre”, pelo menos de série…
Para isso usa o mesmo bloco 2.0 turbo mas que aqui debita 306cv e um binário máximo de 450Nm logo disponíveis às 1750rpm, com tudo a ser entregue às rodas dianteiras através da transmissão automática Steptronic de 8 relações. Para ajudar a tolerar o incremento de 75cv face ao “normal” JCW, a marca optou (e muito bem) por equipar esta versão exclusiva com um diferencial autoblocante mecânico, assim como um controlo de tração e estabilidade revisto, especialmente para o GP.
Esse aumento de potencia foi também conseguido a alterações na admissão, escape e turbo, tudo isso com melhoramentos a nível da refrigeração de forma a tolerar os abusos dos “track-days”.
Esteticamente, o Mini JCW GP destaca-se pelos melhoramentos aerodinâmicos, seja graças aos para-choques alargados, asa traseira de grandes dimensões ou os distintos apêndices aerodinâmicos. Há ainda um reforço adicional no chassi, e tal como nas gerações anteriores, os assentos traseiros ficam de fora, de forma a reduzir o peso, onde nem as jantes foram esquecidas, com cada uma a pesar apenas 9kg.
Com isto, os números deverão impressionar. A volta em Nürburgring Nordscheleife não foi divulgada pela marca, mas ficou “sub-8” minutos, enquanto a aceleração sim, foi revelada, demorando apenas 5,1s a cumprir a tarefa dos 0 aos 100km/h. A velocidade máxima deixa de estar limitada nesta versão exclusiva que só será “copiada” 3000 vezes, chegando aos 265km/h.
O preço, que deverá ficar perto dos 50 mil euros, fica ao nível de uma versão muito limitada como esta, enquanto as primeiras encomendas serão entregues em março de 2020.